8 maneiras de preparar seu filho para a escolinha ou creche

jun 18, 2011 by

Os especialistas concordam que as crianças se adaptam às situações novas com outras crianças em diferentes estágios. Mas seja qual for a idade da criança, há coisas que as mães podem fazer para facilitar a transição para a escolinha/creche.  E a mãe pode ser o fator mais importante para adaptação durante a transição.

É importante dizer à criança por que você está saindo e deixando ela na creche e quando você voltará para buscá-la. Assim a transição entre casa e creche terá um aspecto positivo para a criança.

A maioria das crianças vão se sentir confortáveis depois de algumas semanas, mas a idade e o temperamento certamente afetam o tempo de adaptação. Bebês com menos de seis meses muitas vezes não sentem a mesma ansiedade que bebês ou crianças mais velhas, portanto a idade pode interferir no processo, prolongando o tempo de adaptação da criança ao novo ambiente.

Há muitas coisas que os pais podem fazer para facilitar a adaptação dos seus filhos na escolinha/creche. A seguir estão algumas dicas para você começar:

 

1. Encontrar maneiras divertidas de falar sobre a escolinha/creche

 

Os pais podem ler histórias ou desenhar imagens sobre a escolinha/creche para o seu filho. Outra forma de facilitar a adaptação seria a mãe criar oportunidades para que seu filho brinque por mais tempo com as demais crianças da creche, melhorando a convivência dele com as demais. Isso pode ser feito marcando um encontro com as outras mães da creche e seus respectivos filhos, como um passeio em um parque ecológico ou em uma praça nos finais de semana.

 

2. Visite a escolinha/creche antes de levar seu filho

 

Fazer uma visita à escolinha/creche antes de levar o filho é muito importante. Só assim é possível conhecer as instalações do local, se é seguro ou não e se apresenta a devida estrutura para que o filho tenha momentos de aprendizado e lazer adequados. Indo junto com ele à escolinha/creche no primeiro dia e até mesmo ficando com ele por alguns minutos, ajudarão na adaptação.

 

3. Explicar sobre a programação diária


Converse com seu filho sobre a programação diária que ele precisará seguir. Ele deve saber o que o espera a partir de agora. Crie uma rotinha e faça com que seu filho se acostume com ela, cumprindo-a. Ele precisa saber que diariamente ou algumas vezes por semana ele terá que ir ao mesmo local, no mesmo horário, e que para isso ele tem que se arrumar e se alimentar antes, ou seja, se programar.

 

4. Não despedir de seu filho sem dar a ele explicações


Em vez de simplesmente dizer adeus, explique ao seu filho o motivo pelo qual você está deixando ele lá. É melhor oferecer a segurança de uma explicação, como “mamãe tem que ir para o trabalho”, do que despedir-se sem dar satisfações. Agindo assim, seu filho confiará cada vez mais em você.

 

5. Levar itens especiais de casa

 

Levar um item especial para a escolinha/creche, algo que seu filho goste muito, ajudará no processo de preparação para o novo ambiente. Pode ser um cobertor, bichinho de pelúcia, a chupeta favorita ou o boneco que ele mais gosta. Isso funcionará como uma conexão entre a escolinha/creche e o seu verdadeiro lar, trazendo conforto.

 

6. Fazer exames médicos

 

A mãe deve se certificar a respeito da saúde de seu filho. Se ele apresenta alergia a algum alimento específico ou às poeiras e fungos. Para tanto, o ideal seria que a mãe procurasse o seu médico de confiança e se informasse a respeito da saúde de seu filho. Isso é muito importante, pois além de saber se a saúde dele está em perfeitas condições, a mãe obterá todas as informações cabíveis para algum tratamento que tiver de ser feito, se preciso.

As condições especiais de saúde da criança devem ser discutidas com os responsáveis por seu filho na escolinha/creche. Por isso a mãe deve procurar o responsável por esses cuidados especiais e indicar, de preferência por escrito (principalmente em se tratando de dosagens de medicamentos), todas as orientações cabíveis para preservar a saúde do seu filho enquanto ela estiver fora.

 

7. Fornecer informações de contato


Deixar por escrito também o endereço, telefone celular, assim como o da casa e do trabalho, pois qualquer problema que ocorrer será possível entrar em contato com facilidade.

 

8. Levar as coisas certas

 

O que a mãe deve levar com seu filho?

Cobertor

Roupas extras (incluem calça, blusa e peça íntima)

Toalha de banho e de rosto

Brinquedos ou imagem que faça a criança lembrar da sua casa

Fraldas, lenços umedecidos e pomada

Chupeta

Medicamentos

Informações para contato

 

-

Referência:

http://www.babyzone.com/mom_dad/childcare/article/prepare-child-for-childcare

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Related Posts

Tags

Share This

468 ad

2 Comments

  1. Primeiramente quero falar que o seu blog está excelente, assim como seus magníficos posts. Cansei de vasculhar mais notícias sobre esse tema e você tirou tudo de letra. Me tornei seu fã e irei comentar com meus conhecidos sobre seu blog. Continue assim!

Deixe um Comentário