Saiba o que acontece quando seu bebezinho completa um ano

maio 22, 2011 by

Os primeiros passos

O bebê costuma dar os seus primeiros passos quando atinge um ano de vida, mas há casos em que ele só irá andar depois de um ano e alguns meses. Não se preocupe com relação ao tempo, pois cada um tem sua hora de dar os primeiros passinhos.

As novas formas de brincar

Os bebês nessa idade gostam de soltar ou jogar objetos no chão. É um divertimento e tanto para eles. Essa é uma forma que eles tem de testar as suas habilidades, pois vão, a cada dia que passa, ganhando força nos bracinhos e ao mesmo tempo que isso acontece, suas habilidades motoras vão se desenvolvendo, e eles precisam testá-las também. Portanto prepare-se para brincadeiras agitadas, onde a criança vai apertar, jogar e soltar tudo aquilo que estiver ao seu alcance.

Barulhada na hora de dormir

A falta de sono é algo comum para as mães de recém-nascidos, ainda mais porque elas passam horas a fio dedicando todo o carinho e atenção para seus filhos.

Nessa fase da vida é extremamente comum que eles teimem em não dormir no horário estipulado pelas mamães, fazendo barulho e muita bagunça quando é hora de ir para a cama.

Como estabelecer uma rotina que ajudará seu filho a ir para a cama mais ou menos no mesmo horário

Dar um banho quente pode ajudar bastante a relaxá-lo.

Coloque nele uma roupa bem confortável após o banho, de preferência um pijama.

Nessas horas tudo vale para fazê-lo dormir. Inclusive contar historinhas, ler algo que desperte a atenção dele ou cantar sua música favorita.  Unindo todos esses recursos será mais fácil acalmá-lo e fazê-lo cair no sono naturalmente.

Dificuldade para ficar sem a mamãe

É comum que o bebê chore quando a mamãe sair de casa, seja para o trabalho, jantar ou qualquer outro compromisso.

Então, o mais comum a se fazer é deixá-lo com a babá ou alguém de confiança e pedir para que essa pessoa chegue um pouco mais cedo, para que a mãe possa orientá-la a como proceder na sua ausência. Se o bebê está gripado, há um procedimento e se está com alergia, há outras exigências.

Estimule seu bebê a ser independente

Seu bebê precisa precisa ser independente para que não dependa de você o tempo inteiro. Ele precisa entender que há certas coisas que ele já poder fazer sozinho.

Algumas dicas

Deixe-o passar um tempo na casa do vovô e da vovó sem você por perto.

Não fique correndo atrás dele o tempo inteiro, vigiando o que ele pode ou não fazer. Espere que ele faça ou ameace fazer algo errado, para depois chamar a atenção dele e ensinar que não deve ser feito.  É impossível estar em todos os lugares e evitar todos as ações erradas do seu bebê, então devemos ter paciência.

Aprender a se comunicar com ele

Seu bebê começará a usar palavras em seu vocabulário. Ele pode até responder a frases simples como “Você quer comer?”, agitando a cabeça para dizer “não”. Você pode entender as palavras quando ele balbucia frases curtas, pois seu bebê está aprendendo a importância da linguagem para se comunicar.

Dicas

Ensine a ele palavras importantes e cordiais, tais como: obrigado, por favor, desculpe.

Conexão entre os objetos e seus nomes

O seu bebê vai começar a perceber que os objetos que ele está sempre brincando tem um nome, portanto ensine os nomes de cada objeto a ele, corrigindo as palavras erradas quando for o caso. Um livro de imagens é ótimo para começar a ensinar seu filhinho a respeito do mundo que o cerca.

Referência: http://www.babynews.com.au/baby-health/12-months-old-babys-development/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Related Posts

Tags

Share This

468 ad

Deixe um Comentário