Infecção urinária em crianças: aprenda tudo sobre ela

mai 26, 2011 by

 

Em crianças com idade igual ou inferior a 11 anos de idade, 3%  de meninas  e  1,1% de meninos vão apresentar pelo menos 1 episódio de infecção urinária com sintomas.

A infecção de urina ocorre quando os microorganismos alcançam o trato urinário. A bactéria mais frequente causadora é a Escherichia coli, responsável por 80 a 90% dos casos. Quando existem alterações das vias urinárias, as bactérias que podem causar a infecção são Proteus, Klebsiella, Pseudomonas, Enterococcus,  Staphylococcus aureus e Staphylococcus epidermidis.

Os fatores de risco que facilitam a ocorrência da infecção urinária são: sexo feminino, constipação intestinal, episódio anterior de infecção de urina, esvaziamento incompleto da bexiga, fimose, sinéquia de pequenos lábios, cateterismo de demora, válvula de uretra posterior entre outros.

A infecção de urina irá se  manifestar de diferentes formas, variando com a idade

Recém-nascidos (bebê até 28 dias de vida),  vão ficar hipoativos (mais quietos), hipotermia (diminuição da temperatura corporal) e dificuldade de sucção.

Lactentes (criança de 28 dias de vida até 2 anos de idade), irão manifestar somente a  febre e ausência de sintomas no trato urinário.

Pré-escolar e escolar (criança de 2 a 12 anos de idade) – as manifestações serão:  febre, disúria (dificuldade de urinar), polaciúria (fazer xixi várias vezes) , dor ao urinar, alteração do jato urinário e dor abdominal ou lombar.

Diagnóstico

O diagnóstico será feito através do exame de urina. O pediatra irá solicitar exames que identifiquem a presença de bactéria no trato urinário. São eles : sedimento urinário, bacterioscopia, urocultura e antibiograma.

Confirmação da infecção urinária

Quando os exames acima solicitados vierem positivos, a infecção de urina deverá ser tratada. O tratamento é feito com antibiótico que faça a cobertura das bactérias mais freqüentes nessa infecção. São eles: Sulfametoxazol+ trimetoprim, Cefalexina, Amoxicilina + clavulanato e Ac. Nalidíxico, que deverão ser usados por 7 a 14 dias.

Após o tratamento de infecção de urina, os exames de urina deverão ser repetidos 1 semana após o termino do tratamento.

Tratamento profilático

Toda infecção urinária em criança deverá ser investigada, mesmo sendo o primeiro episódio. Durante a investigação a criança deverá fazer o uso continuo de antibióticos. Estes são usados em dose menores.

Os antibióticos usados são para profiaxia são: Nitrofurantoína, Sulfametoxazol/trimetoprim e ou Cefalosporina 1ª geração.

Como é feito a investigação

A investigação é feita por exames que avalie as vias urinárias, tanto anatomicamente como em funcionamento.

Essa investigação deverá ser acompanhada pelo pediatra da crianças.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Related Posts

Tags

Share This

468 ad

7 Comments

  1. gostaria de saber se lenço umedecido dar infecçao urinaria em bebe

    • bebê saúde

      Olá Alessandra!
      O lenço umedecido não é causador de infecção urinária no bebê.

Deixe um Comentário