Entenda tudo sobre a catapora

jul 17, 2011 by

A catapora é uma doença que acomete mais as crianças na faixa de idade de 3 a 12 anos. É transmitida pelo vírus varicela-zóster.

A transmissão da catapora é feita através do contato direto com a secreção das bolhas ou através de gotículas de secreção respiratória, que pode ocorrer durante a tosse e espirros.

A criança contaminada, transmite o vírus por cerca de dois dias antes do aparecimento das lesões na pele e por até 7 dias após o inicio das lesões na pele. Parando de transmitir quando as lesões estão sequinhas, na forma de crosta.

 

Manifestação clínica

 

Antes de surgir as lesões na pele, a criança apresenta febre, dor de cabeça, mal-estar, apetite diminuído e após 24 a 48 horas destes sintomas, começa a aparecer a lesão na pele.

Estas lesões na pele iniciam como manchas vermelhas que coçam, que evoluem para pápulas (elevação circunscrita da pele de consistência sólida, menor que 1 cm, que é semelhante a uma picada de pernilongo), depois para bolhas de conteúdo claro e depois para bolhas de conteúdo purulento. Essas lesões começam no couro cabeludo, rosto e pescoço e espalham para o resto do corpo.

 

Tratamento

 

  • Deve ser feito o uso de remédio para dor, febre e coceira.
  • Pode ser usado antisséptico na pele.
  • Banhos com permanganato de potássio são aconselhados para aliviar a coceira e cicatrizar as feridas rapidamente.
  • A criança deve ser afastada da escolinha até que as lesões de pele estejam na fase de crosta.

 

Medidas preventivas


A vacina contra a catapora deve ser dada quando a criança completa 1 ano de vida. Infelizmente essa vacina não esta disponível no calendário do Ministério da Saúde, sendo necessário pagá-la para consegui-la, salvo em condições especiais.

 

-

Fonte da imagem:

Corpo Saun

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Related Posts

Tags

Share This

468 ad

499 Comments

  1. tainmah

    massa
    está pagina amei amei amei

  2. adoreiiiiiiiiiiiiiiii

  3. israele silva

    tenho muita pena dessas crianças e de todos que ja tiveram catapora pois eu tambem ja tive e sei o quanto e ruim.

  4. Muito bom o artigo, muito facil de ler e entender, estou marcando esta pagina como favorita! parabens e viva a saude!

Deixe um Comentário