Sapinho (monilíase oral ou candidíase oral)

ago 16, 2011 by

A monilíase oral ou candidíase oral, conhecida como sapinho, é causada por um fungo da Candida, sendo Candida albicans o mais comum. Este fungo irá gerar uma infecção superficial da membrana mucosa da boca.

Acomete crianças nos dois a três primeiros anos de vida, com pico de incidência nas 3 a 4 primeiras semanas de vida.

Pode ser adquirida ao nascer, através do contato do bebê com o canal de parto ou então após o nascimento, através do contato com objetos contaminados. O uso de antibióticos no primeiro ano de vida pode levar a recorrência ou persistência do sapinho.

SINTOMAS

O sapinho pode ser assintomático ou pode causar dor, desconforto e diminuição do apetite. É comum ser encontrado no interior das bochechas, no palato e na língua, pequenas placas esbranquiçadas de aspecto leitoso. A retirada das placas destas superfícies pode causar áreas de discreto sangramento, o que ajuda a confirmar o diagnóstico do sapinho.

 

PREVENÇÃO

As medidas de prevenção são fundamentais para evitar a doença, tais como: limpar a boca do bebê com gaze esterelizada com soro fisiológico (para retirar os resíduos do leite); evitar ficar beijando a boca do bebê; manter bicos, chupetas e mamadeiras esterelizadas.

Em caso de dúvidas,  procure seu médico.

Fonte da imagem:

bebe.abril.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Related Posts

Tags

Share This

468 ad

Deixe um Comentário