Aprenda a controlar as horas que seu filho passa em frente à TV

jun 27, 2011 by

Pediatras estão questionando até que ponto as crianças podem assistir TV sem ter a saúde prejudicada. Novos estudos apontam uma relação entre assistir televisão e o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Quanto mais a criança assiste TV, maior será o risco da criança desenvolver dificuldades de atenção e até mesmo a obesidade infantil.

 

Se seu filho assiste à TV todos os dias, quando eles terão a chance de usar a própria imaginação? Onde estão os costumes mais antigos, que valorizavam o ato de sair e brincar como formas de combate ao tédio?

 

Hoje, a maioria dos pais estão utilizando cada vez mais a TV para manter seus filhos entretidos. E por que não? Com canais específicos para o público infantil, transmitindo seriados, filmes e desenhos praticamente 24 horas por dia, podem facilmente manter os seus filhos colados à TV o dia inteirinho.

Aí está o grande problema. Crianças de 3 anos de idade devem estar fisicamente ativas pelo menos uma hora por dia. Mas estudos têm mostrado que elas só permanecem ativas cerca de 20 minutos. E a grande culpada pela falta de atividade física é a TV.

 

Como Reduzir o tempo de TV?

 

Há muitas maneiras de reduzir o tempo que seu filho passa em frente à TV, haja vista que há também uma variedade de coisas saudáveis para seu filho fazer ao invés de ficar sentado no sofá ou deitado na cama admirando aquela caixinha mágica de entretenimento.

 

Se seu filho gosta de música, que tal ligar o som ao invés de ligar a TV?

 

Não deixe seu filho comer assistindo TV. Faça das refeições momentos de confraternização familiar, onde todos sentam juntos na mesa para conversar.

 

Ofereça recompensas ao seu filho pelo tempo que ele passou desenvolvendo uma atividade saudável em vez de assistir televisão, isso irá motivá-lo bastante a fazer outras atividades.

 

Distraia a criança com outras coisas, tais como brinquedos, e evite deixar a TV ligada ao fundo.

 

Quando for passear com seu filho, permita que ele saia do carrinho para caminhar um pouco com você. Essa é uma ótima forma de ele se exercitar, principalmente se estiver acima do peso.

 

A leitura de livros é uma parte muito importante na vida de seu filho. Incentive-o a ler, porque a leitura é ótima para desenvolver a imaginação. Ela é também fundamental para o desenvolvimento da linguagem.

 

Certifique-se de que outras pessoas (pai, vó, babá etc) andam vigiando o tempo que a criança passa em frente à TV. Tomando esses cuidados, você terá um bebê mais ativo, mais comunicativo e, portanto, mais saudável. Além de melhorar seu relacionamento familiar com ele e os demais membros da família. Criar seu filho praticando esportes, lendo e desenvolvendo outras atividades além de somente assistir à TV trará excelentes benefícios a seu filho. E futuramente ele só terá a agradecer por ter convivido em um ambiente familiar que preservou formas mais saudáveis de entretenimento em detrimento de horas perdidas em frente à TV.

 

-

Referência:

http://www.babytipsonline.com/too-much-tv

Fonte da imagem:

http://www.momsquawk.com/whats-wrong-with-baby-tv.html

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Related Posts

Tags

Share This

468 ad

Deixe um Comentário