Aprenda a massagear seu bebê em 9 passos

jun 22, 2011 by

A massagem em bebês é muito praticada nos países ocidentais há anos, e foi descoberta por um médico francês chamado Frédérick Lebyer, que estava de passagem pela Índia e presenciou uma mãe massageando o filho em uma calçada pública. O nome dessa mãe era Shantala, e ela estava numa associação em Pikhana, Calcutá.

O médico pediu para fotografá-la e filmá-la. E em homenagem à mãe que fazia a massagem, essa técnica foi denominada “Shantala”, embora na Índia não tenha denominação alguma, assim como também não há registros de quando surgiu, pois faz parte da rotina das mães indianas nos cuidados com o bebê há bastante tempo.

E devido aos momentos de intimidade e conforto proporcionados pela prática da Shantala, seus métodos estão logo abaixo, dispostos de forma simples e fácil, para que todas as mamães aprendam bem rápido e também proporcionem todos os benefícios dela aos seus bebês assim como as mães indianas:

1)    Coloque o bebê de barriga para cima sobre uma toalhinha. Se desejar, coloque creme em suas mãos.

2)   Comece com os pés. Massageie a sola dos pés, o peito do pé, cada dedo separadamente e os tornozelos. Primeiro com os polegares e depois com a palma da mão. Os movimentos começam na sola do calcanhar e terminam nos dedos de seu filho. Deslize seus polegares do centro dos pezinhos do bebê aos dedinhos. Depois deslize toda a sua mão pelo pé do bebê. Após isso, segure cada dedinho do pé, começando pelo polegar e massageie a pontinha de cada um dos dedinhos. Repita os mesmos movimentos com o outro pé.

3)   Massageie as pernas do seu bebê, deslizando a mão de baixo para cima e de cima para baixo, da coxa ao tornozelo. Assim, estimulamos a circulação sanguínea e o crescimento ósseo.

4)   Essa área de massagem é um dos passos mais importantes. O bebê ainda não desenvolveu o sistema digestivo completo e o acúmulo de gases é muito comum. Massageando o ventre podemos evitar o acúmulo de gases, enquanto favorecemos a digestão dos alimentos e impedimos a constipação.

5)   Para massagear o peito do bebê, escorregue as mãos suavemente do peito ao ombro do bebê. A partir do centro do peito move-se a mão primeiro até um ombro e depois repete-se o procedimento até o outro ombro. Estes movimentos irão desenvolver o sistema respiratório do bebê e evitar o acúmulo de secreções.

6)   Os braços do seu bebê são massageados da mesma forma que as pernas. De baixo para cima e de cima para baixo. Como nas pernas, esses movimentos promovem a circulação sanguínea e o crescimento ósseo.

7)   As mãos funcionam de forma idêntica aos pés. Primeiro com os polegares e depois com a palma da mão. Massageie a parte superior da palma da mão com o seu polegar e após isso segure cada dedinho separadamente, massageando a pontinha de cada um deles, começando pelo polegar. Repita os movimentos com a outra mão.

8)   Coloque o bebê de bruços, é hora de massagear as costas dele. Você pode deslizar sua mão do pescoço até embaixo das costas ou do pescoço até o final das pernas. Esse movimento ajuda a fortalecer os músculos das costas e incentiva o controle da cabeça e do corpo da criança.

9)   Para finalizar a massagem, você pode usar uma bola de borracha macia e deslizá-la pelo corpo inteiro do bebê, estimulando ao máximo o seu tato. Com esses simples movimentos, o seu bebê ficará relaxado e dormirá melhor. Além disso, a Shantala também abre o apetite e desenvolve a parte física do bebê.

 

Referências e imagens:

http://www.guiainfantil.com/fotos/galerias/shantala-paso-paso-masaje-terapeutico-bebes-ninos/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Related Posts

Tags

Share This

468 ad

Deixe um Comentário