Aprenda a prevenir e tratar as fissuras e rachaduras no mamilo que prejudicam a amamentação

jul 20, 2011 by

As fissuras e rachaduras acontecem porque o bebê suga o mamilo em vez de sugar a aréola. Se o bebê ficar por muito tempo sugando sem conseguir extrair o leite, pedirá pelo seio com mais freqüência, o que certamente causará algumas lesões.

Às vezes, no decorrer da amamentação, pode ser que saia um pouco de sangue pelos mamilos, mas isso deve ocorrer apenas na primeira semana de amamentação como consequência do aumento de fluxo sanguíneo na região da mama ou do crescimento do tecido que produz o leite. Mas essa situação tende a melhorar em alguns dias, sem que seja preciso fazer um tratamento.

Prevenção e tratamento

  • Tomar sol no bico do seio (não é preciso exagerar, bastam 15 minutos por dia – isso ajudará na cicatrização). O sol da manhã ou do final da tarde são ideais para esse procedimento.
  • Limpar os bicos do seio com o próprio leite, mantendo-os secos (isso também ajuda a prevenir rachaduras e infecções);
  • Não esfregar os bicos do seio com esponjas;
  • Usar de forma correta a bombinha de extrair leite (a utilização incorreta delas, pode agredir os mamilos e machucá-los);
  • Vá ao médico assim que possível e se informe a respeito da “pega”. Ela precisa ser feita adequadamente. Uma vez que a mãe seguir as orientações dele, a amamentação não deve provocar dores;
  • Antes de tomar qualquer analgésico para a dor, se informe com o seu médico a respeito do medicamento mais adequado para o seu caso. E utilize o medicamento meia hora antes de amamentar.

-

Fonte da imagem:

Governo do RJ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Related Posts

Tags

Share This

468 ad

Deixe um Comentário