Aprenda mais sobre o sono do seu bebê

maio 21, 2011 by

O recém-nascido costuma ignorar o mundo à sua volta quando está dormindo. E a maioria dos bebês estão aptos a dormir a noite inteira.

O ciclo de sono da criança está relacionada com a sua alimentação, temperatura corporal e descarga hormonal.

Recém-nascidos até 3 meses

Eles dormem entre 17h e 18h diárias durante as primeiras semanas de vida. Depois de chegar ao terceiro mês, tendem a ir para 15h de sono. Mas eles não chegam a dormir mais do que três ou quatro horas seguidas, seja durante o dia ou à noite, pois precisam acordar para mamadas freqüentes (aproximadamente 1 mamada a cada 3h). Sendo assim, para que seu filho durma mais e você consiga umas horinhas de sono extras para descansar antes dele acordar, é preciso estabelecer bem cedo uma rotina, que será definida pelos próprios pais do bebê.

Essa rotina não requer nada além de bom senso e disciplina. Um exemplo seria reservar o começo da manhã e da tarde para cochilos, deixando um bom intervalo entre o último cochilo e o horário de colocá-lo na cama à noite para dormir. Dessa maneira, os pais evitarão que seu filho acorde mais cedo que o necessário para mamar.

Os sinais que eles costumam fazer quando estão cansados

Nas primeiras semanas o bebê não fica acordado mais de 2h por dia e deve ser colocado para dormir quando estiver cansado. Fique de olho nos sinais de cansaço, são eles:

  • esfregar os olhos;
  • olheiras;
  • mexer nas orelhas;
  • olhar apático.

Assim que perceber tais sinais, coloque-o para dormir no berço ou no carrinho. Com isso ele vai se acostumando a dormir sozinho e não no seu colo.

Administrando o sono diurno e noturno

Não deixe-o dormir por muitas horas durante o dia. Se ele resolver dormir mais do que 4h durante o dia, acorde-o com muita cautela. Dessa forma você mostrará a ele que o dia não foi feito apenas para dormir, mas também para gastar as energias, e que durante a noite ele precisa descansar também.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Related Posts

Tags

Share This

468 ad

Deixe um Comentário