Campanha nacional estimula a sociedade em favor da amamentação
A Semana Mundial da Amamentação (SMAM) de 2011, que teve início no dia 1º de agosto e irá até o dia 7 do mesmo mês, tem por objetivo apoiar as mães que têm condições de amamentar seus filhos, e mobilizar todos os segmentos, tais como: governos, profissionais da saúde, familiares, lideranças religiosas etc. O intuito é fazer com que o direito de amamentar seja respeitado por todos eles.
O governo brasileiro pretende cumprir a determinação da Organização Mundial de Saúde (OMS). É uma recomendação da entidade que ao menos 80% das crianças, menores de seis meses, tenham o aleitamento materno como alimento exclusivo.
Para que essa meta seja atingida é preciso que os pais e familiares ajudem as mães em suas tarefas domésticas para que elas tenham mais tempo de alimentar seus filhos.
O trabalho dos profissionais da área de saúde também é essencial para que elas sejam informadas sobre os benefícios do aleitamento materno.
Exemplo de medidas adotadas pelo governo brasileiro
Houve a Expansão da Rede Brasileira de Leite Humano. O Brasil tem, hoje, a maior rede pública de banco de leite humano do mundo, que chega a alimentar 135 mil bebês internados em UTIs brasileiras.
A campanha deste ano cujo tema é “Apoie a mulher que amamenta: seja um amigo do peito” conta com a participação da atriz Juliana Paes e foi lançada pelo Ministério da Saúde em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria.
Benefícios da amamentação para o bebê
A amamentação é a mais antiga estratégia natural de vínculo, nutrição e proteção entre a mãe e a criança.
O leite materno tem todos os nutrientes que o bebê necessita até os seis meses, além de ser fácil de digerir.
Protege a criança de doenças como diarréia, alergias e infecções respiratórias.
Benefícios da amamentação para a mãe
A amamentação ajuda na perda de peso após o parto.
Ajuda também na recuperação do útero até atingir o seu tamanho normal.
Diminui o risco de anemia e hemorragia.
Reduz o risco de diabetes.
Pode evitar o câncer de mama e de ovário.
Além disso, sabemos que o gasto médio ao comprar leite para alimentar um bebê é elevado, principalmente nos primeiros meses de vida do recém-nascido. O gasto médio mensal no Brasil com esse tipo de leite chega a atingir 133% do salário mínimo.
Peça e vídeo da campanha nacional de 2011
Peça da campanha nacional deste ano: “Apoie a mulher que amamenta. Seja um amigo do peito.”
Assista ao vídeo da campanha:
–
Fonte da imagem:
