Ganho de peso excessivo durante a gravidez aumenta o risco de ter um bebê acima do peso

jun 8, 2011 by

Segundo um novo estudo, mulheres que ganham muito peso durante a gravidez tendem a ter recém-nascidos com uma quantidade elevada de gordura corporal, independentemente do peso da mãe antes da gravidez.

Alto teor de gordura no nascimento é um possível fator de risco para obesidade infantil, disse o investigador principal do estudo, Jami Josefson, MD, um endocrinologista e pediatra da Children’s Memorial Hospital, em Chicago, e professor adjunto da Universidade Northwestern Feinberg School of Medicine.

“Estudos anteriores mostraram que filhos de mães que ganham muito peso durante a gravidez são mais propensos a estar acima do peso para sua idade”, disse Josefson. “No entanto, nem todos esses estudos representaram as mães portadoras de diabetes, que na gestação é um conhecido fator de risco para desencadear a obesidade do recém-nascido.”

Josefson e seus colegas quiseram saber se as mulheres grávidas que ganham mais do que a quantidade recomendada de peso geram crianças acima do peso.
Este estudo utilizou um novo sistema de composição corporal infantil (Pea Pod), que emprega uma técnica de deslocamento de ar, que Josefson disse poder obter com precisão e segurança as medidas de gordura corporal do recém-nascido. Esta técnica exige que o bebê simplesmente deite em uma máquina durante dois minutos.

Os recém-nascidos do estudo foram submetidos às medidas de comprimento, peso e gordura no prazo de 48 horas após o nascimento.

Das 56 mães estudadas pelos pesquisadores, 31 delas estavam dentro das diretrizes para o ganho de peso na gravidez, e 25 superaram as diretrizes. O Instituto de Medicina recomenda que as mulheres com o peso saudável antes da gravidez, ganhem de 11 a 16 Kg, enquanto esperam um único bebê, as mulheres com sobrepeso, 7 a 11 kg, e as mulheres obesas, de 5 a 9 kg.

As mulheres do estudo que eram obesas antes da gravidez estavam mais propensas a exceder as diretrizes para o ganho de peso do que mulheres com o peso saudável. No entanto, independentemente do peso pré-gravidez, as mulheres que ganharam mais peso do que o recomendado deram à luz bebês com excesso de peso. Seus recém-nascidos tinham 490 gramas de gordura corporal, enquanto os recém-nascidos de mulheres que ficaram dentro das diretrizes tinham 390 gramas de gordura. O risco maior de obesidade existia mesmo quando o peso ao nascer foi normal.

“Ganho de peso excessivo durante a gravidez, independente do peso pré-gravidez, é um importante fator de risco para a obesidade em recém-nascidos”, disse Josefson. “Mais pesquisas são necessárias para determinar se excesso de gordura ao nascer está associado com excesso de gordura na infância.”

Esse estudo foi financiado em parte pelo Conselho da Mulher, do Northwestern Memorial Hospital.

Referência: http://www.medicalnewstoday.com/releases/227793.php

Fonte da imagem: http://ayushveda.com/blogs/pregnancy/tips-to-increase-the-body-weight-of-1-year-old-baby/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Related Posts

Tags

Share This

468 ad

Deixe um Comentário