Por que meu bebê chupa dedo?

jun 30, 2011 by

A “sucção não-nutritiva” é o nome dado ao ato de chupar o dedo, a chupeta ou outro objeto. Corresponde a uma resposta pelo início dos reflexos normais já presentes desde a vida intra-uterina (entre 13 e 16 semanas de gestação) e no primeiro ano de vida do bebê.

A sucção é importante para as crianças até dois anos de idade e em algumas delas a necessidade de sucção é pode ser maior.

Quando o bebê suga o dedo, ele não está apenas matando a fome, mas também sacia a vontade que ele tem de sugar.

As mães não devem se preocupar, pois inicialmente, o bebê conhece o mundo pela boca. Geralmente, tudo o que ele pegar levará à boquinha.

Além de sucção, existem outras outras formas equivalentes que representam os problemas de adaptação da criança: brincar com o cabelo, fazer um travesseiro ou um cobertor de chupeta ou de brinquedo etc.

 

Chupar o dedo pode causar danos?
Vai depender de vários fatores como a intensidade, frequência, duração de cada episódio e se o hábito persistir durante anos.

 

Que tipo de dano pode causar?

• Mordida aberta, cruzada ou profunda. Isso pode levar a criança a respirar pela boca.

Falta de contato entre os incisivos superiores e inferiores na hora de morder. A criança morde apenas com os seus molares.

• Deslocamento de dentes

• Desenvolvimento inadequado do maxilar

As alterações na arcada dentária e a respiração oral podem prejudicar a fala da criança, que trocará os sons na hora de falar e, se não corrigidas antes da criança entrar na escola, podem criar problemas durante a alfabetização.

 

O que devemos fazer?

Se o bebê tem menos de um ano, a mãe não deve fazer nada porque é absolutamente normal.

• Aos dois anos

Identificar a causa da sucção – pode ser a fome, o tédio, a ansiedade, ou alguma situação especial. Depois de identificada, é hora de distraí-lo com algo alternativo. Se  o bebê estiver com fome você pode alimentá-lo, caso não seja fome, brinque um pouquinho com ele.

• A terapia de memória

Se a criança tiver mais de 4 anos, explique que o dedo não deve ir para a boca sempre que você presenciar ele chupando o dedinho.

• Terapia da recompensa

Motivar a criança a parar de chupar oferecendo a ela uma recompensa por isso.

Se o hábito for abandonado antes dos 5 anos, onde a dentição permanente começa, a correção de defeitos muitas vezes é bastante simples e espontânea. Se o problema persistir,  procure um fonoaudiólogo, dentista ou psicólogo, pois a criança pode, no futuro, precisar de alguns anos de ortodontia.

 

 

Referências:

http://www.babysitio.com/bebe/desarrollo_dedo.php

Fonte da imagem:

http://www.baby-pictures.org/picture-of-baby-who-putting-finger-in-his-mouth/

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Related Posts

Tags

Share This

468 ad

Deixe um Comentário