Teste do olhinho

O teste do olhinho, ou reflexo vermelho, é um exame de rotina que deve ser feito nos bebês na primeira semana de vida, antes mesmo da alta hospitalar. É muito simples de ser feito, rápido e indolor. Pode ser realizado na enfermaria ou no quarto do próprio bebê. O único equipamento necessário é um aparelho chamado oftalmoscópio.

Como é feito?

O pediatra irá levar o bebê para uma sala escurecida, e um auxiliar, podendo ser a mãezinha, que irá segurar com delicadeza a cabecinha do bebê. Usando o aparelho oftalmoscópio direto, o médico irá examinar o olhinho do bebê, posicionando-o a uma distância de aproximadamente 30 cm de cada um deles, e o reflexo vermelho deve ser visto pelo médico em ambos os olhinhos. Visto o reflexo vermelho, o exame já está feito e está normal, tudo isso em menos de 5 minutos.

Quando o pediatra não consegue ver o reflexo vermelho ou tem dificuldade, o neném deverá ser encaminhado ao oftalmologista com urgência.

Quais são as doenças detectadas pelo ‘’TESTE DO OLHINHO”?

Quando o reflexo vermelho está ausente, pode significar qualquer doença que cause obstrução do eixo visual como catarata, glaucoma congênito e qualquer outra patologia ocular que cause opacidade de meios, como opacidade congênita de córnea, tumores intra-oculares grandes, inflamações intra-oculares importantes ou hemorragias intra-vítreas.