O que é a cárie de mamadeira?

jul 13, 2011 by

 

Temos que tomar cuidado com os dentes dos nossos filhos desde cedo. O governo de Nova York está cogitando a hipótese de colocar um rótulo nas mamadeiras para advertir sobre os riscos que ela oferece à saúde dos dentes dos bebês. Isso porque a cárie de mamadeira ou cárie precoce da infância aparece quando a criança tem o hábito de mamar durante a madrugada e voltar a dormir sem fazer a higiene bucal.

De acordo com a odontopediatra Cíntia Patrícia Schames, a cárie de mamadeira é mais freqüente em crianças de até dois anos de idade, onde ocorre a alimentação no meio da noite utilizando-se mamadeira. Então as bactérias utilizam o açúcar do leite para produzir certos ácidos responsáveis por destruir o esmalte do dente.

Segundo a odontopediatra, algumas crianças são mais suscetíveis que outras ao aparecimento das cáries. Maus hábitos de higienização também prejudicam, influenciando o aparecimento delas. O correto é fazer uma higienização com gaze ou fraldinha umedecida em água filtrada sempre que os dentinhos do bebê estiverem sujos. Quando surgirem os molares, é prudente utilizar escovas de cerdas macias recomendadas por um profissional da área.

Os Primeiros sinais da cárie são as Manchas brancas nos dentes, que podem ser revestidas com aplicação do flúor.

Quando fazer a primeira visita ao dentista?

É importante que os pais levem a criança no primeiro ano de vida ao dentista.

 

Os pais devem ficar atentos para que a rotina da higiene bucal do bebê não seja quebrada com freqüência. O que realmente importa é que a higienização seja realizada sempre  – de duas a três vezes ao dia é o ideal.

 

 

-

Referência e imagem:

Revista Crescer

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Related Posts

Tags

Share This

468 ad

Deixe um Comentário