Entendendo as fezes do bebê

mai 17, 2011 by

Espesso, de coloração diferente e viscoso. É assim o primeiro cocô (fezes) do bebê. Sua imagem não é agradável, mas indica que está tudo certinho com o bebê. Essa substância presente no intestino do bebê e que é chamada pelos médicos de mecônio, estava presente no intestino do nenenzinho quando ele ainda morava na barriguina da mãe e geralmente é expelido nas primeiras  24 horas ou em até no 48 horas de vida. Do terceiro ao quarto dia de vida as fezes começarão a se normalizar tanto na cor quanto na consistência.

Depois do primeiro cocô, o bebê poderá ficar até 7 dias sem evacuar. A mãe durante esse período deve ficar despreocupada, pois o primeiro cocô já foi expelido, o que indica que o bebê está saudável e seu trânsito intestinal está funcionando corretamente.

Na primeira semana de vida

Geralmente o bebê nessa fase faz cocô todas as vezes que é amamentado. A consistência é mole e parece um princípio de diarréia, mas não é.

Da segunda semana em diante

A capacidade de digestão da criança vai aumentando e o estômago começa a se esvaziar a cada três ou quatro horas (esse tempo não é exato). O aparelho digestivo nessa fase ainda é imaturo e a criança não consegue digerir nada além do leite materno ou artificial (depende da disponibilidade corporal de leite de cada mãe). A diferença entre o leite materno e o artificial podem ser visualizados durante a digestão, pois ela ocorre com mais facilidade nos bebês amamentados com leite materno. Por essa razão, os bebês que se alimentam de leite materno fazem cocô com mais freqüência.

Freqüência

Conforme os meses forem passando, as fezes tendem a ficar mais consistentes e o cocô passa a ser feito até uma vez por dia. Alguns custam mais de um dois ou três dias para fazê-lo, mas não há necessidade de preocupações, pois é algo normal devido à imaturidade intestinal do recém nascido.

Alguns bebês se contorcem, fazendo muita força na hora de defecar. Isso também é normal, tendo em vista que a sua musculatura abdominal.

Ressecamento das fezes

Se as fezes estiverem ressecadas, procure um médico pediatra de sua confiança, pois nesses casos pode ser necessário uma alteração alimentar para normalizar a consistência delas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Related Posts

Tags

Share This

468 ad

Deixe um Comentário